O que visitar em Leiria

Leiria é uma cidade encantadora localizada no centro de Portugal, repleta de história, cultura e beleza natural. Se você está planear visitar Leiria, aqui fica alguns dos locais que deve visitar:

Centro Histórico de Leiria

Ruas pequenas, onde o novo se mistura com o velho. Cada canto um encanto. Aqui encontra as famosas Brisas do Lis, um doce que não pode deixar de provar.

Praça Rodrigues Lobo

Um ponto especial, daqui consegue ver o Castelo lá no alto. Aproveite as suas esplanadas e veja a vida passar e usufrua pode escolher a taberna, a casa de petiscos, a cervejaria, ou a hamburgaria, espaços que fazem juz à bonita praça.

Casa do Arco

Junto à praça pode encontrar o arco mais fotogênico da cidade, procure que vale a pena. Um vistoso arco decorado com azulejos, colunas e uma “ponte” envidraçada, um bonito projeto de Ernesto Korrodi ao estilo Art Nouveau.

Igreja da Misericórdia e Casa dos Pintores

A Igreja da Misericórdia (1544) foi construída sobre a antiga sinagoga de Leiria. É hoje um dos polos do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, a par da Casa dos Pintores (pois muitos artistas a retrataram em pinturas), um dos melhores e mais antigos exemplares da arquitetura medieval leiriense.

Sé de Leiria

A rainha das igrejas de Leiria sublima pela sua imponência, tanto de fora como por dentro, sendo verdadeiramente imperdível num roteiro para visitar Leiria. Assim que Leiria subiu a diocese, impunha-se um templo “à altura”. A traça original foi mantida na reconstrução após os elevados danos causados pelo Terramoto de 1755. E ainda bem, pois seria um crime (que não do Padre Amaro) perder um dos primeiros templos de traça maneirista em Portugal.

Elevador do Castelo e Torre Sineira

O elevador panorâmico com uma vista sobre toda a cidade (grátis!) e um passadiço depois, que o encaminha até ao lado da Torre Sineira, que fica do lado de fora da Sé.

Castelo de Leiria

O ponto alto deste roteiro. O símbolo monumental da cidade, ex-libris do concelho e berço da nossa Princesa do Lis. Entre no Castelo de Leiria atravessando a Porta da Albacara, compre o seu bilhete na Casa do Guarda, e siga a rota de visita aconselhada, que passa pelas Cisternas do Castelo, a Torre Buçaqueira, a Igreja de Nossa Senhora da Pena e Ruínas da Colegiada, a Torre de Menagem, a Porta da Traição e os impressionantes e graciosos Paços Novos.

M|i|mo

Três edifícios históricos (cavalariças dos Paços Reais, Celeiro da Mitra, e Regimento de Artilharia n.º 4) foram convertidos num verdadeiro e novíssimo m|i|mo da cidade de Leiria para os entusiastas da fotografia e cinema. O Museu da Imagem em Movimento é um espaço de homenagem à Sétima e Oitava Arte, que junta mostras da ciência e da técnica dessas formas de expressão artística dos que têm “bom olho para a fotografia”.

Moinho do Papel

Um passeio até ao Jardim de Santo Agostinho e as margens do Lis, onde ainda se movem, como outrora, os antigos rodízios e as grandes azenhas da indústria artesanal da moagem. O Moinho do Papel data de 1411 e é de destacar por ter sido um dos primeiros a surgir na Península Ibérica. Com a chegada a tipografia a Leiria, impulsionada pela comunidade judaica, o Moinho de Papel de Leiria ganhou lugar de relevo nacional e uma visita ao interior revela o processo tradicional de produção de papel e da moagem de cereais.

Via Polis de Leiria

O percurso pedestre junto ao Lis onde pode apreciar as quedas de água do Açude dos Caniços. Além disso, Leiria é uma galeria de arte a céu aberto e certamente já se terá cruzado com alguns murais de maior destaque do evento de arte pública que anualmente adiciona mais intervenções de street art para embelezar (e consciencializar) a cidade de Leiria. Aqui, em escassos metros, encontra obras de Bordallo II, do Projeto Matilha, de BEZT, de Jana & JS entre outros. Esteja atent@ às “Paredes com História”.

× Como podemos ajudar?